Programa Coral ZêzereArts 2021

Esperamos, uma vez mais, receber cantores individuais para que se juntem ao Coro do Festival deste ano, e que tenham a oportunidade de ensaiar, atuar e desfrutar connosco da deslumbrante região do Médio-Tejo, em Portugal. O planeamento do Festival ZêzereArts 2021 está em curso, tendo em consideração várias contingências, pois continuamos a acompanhar a evolução da situação pandémica e o seu impacto nas viagens. Em abril, havendo condições para isso, abriremos as inscrições para o Coro do Festival.
 
O Programa Coral do Festival ZêzereArts atrai coralistas experientes de todas as partes do mundo que desejem aliar o seu amor pelo canto e pelo espetáculo a umas férias ao sol, conhecendo pessoas com os mesmos interesses e desfrutando da riqueza das experiências culturais a descobrir nesta região.

Situado tipicamente na cidade histórica de Tomar e em seus arredores, o Coro do Festival ensaiará diariamente, fazendo uma apresentação a meio da semana, que irá depois culminar num espetáculo com um programa sinfónico e coral, onde o Coro do Festival se juntará aos Coros Convidados, ao ZêzereArts Vocal Ensemble (ZAVE) e à Orquestra do Festival ZêzereArts.

Para os locais dos espetáculos escolhemos como cenário monumentos do património mundial da UNESCO e edifícios medievais como o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, Dornes, O Castelo de Almourol e a Capela de Santa Iria em Tomar.
Para além de tudo isto, outras atividades vocais estarão disponíveis durante a semana, tais como “Catch Ensembles”, direcionada para aqueles que gostam de cantar em pequenos grupos, e o workshop diário de Cantochão.

Haverá ainda a possibilidade frequentar aulas individuais de canto, para os participantes que desejem desenvolver a sua técnica vocal individual.
Durante a sua estadia, os participantes terão passe livre para todas as atuações do Festival, para além de muito tempo livre que poderão utilizar para visitar a zona envolvente, experienciar a cultura e absorver a atmosfera.

Catch Ensembles

Em substituição do nosso curso de música de câmara vocal mais formal, a Catch Ensembles recriará a atmosfera informal, divertida e ainda assim musicalmente desafiante de um Clube Catch ou Glee, lembrando os dias em que cantar a várias vozes à volta da mesa no pub, em casa ou na igreja era considerado um atributo social valioso. 

Entretenimento caseiro ou “Karaoke Isabelino”, como um dos nossos grupos lhe chamou.

“Já que cantar é algo tão bom, gostaria que todos os homens aprendessem a cantar.” – William Byrd

O objetivo desta atividade diária opcional (Domingo xx Julho – Quinta xx Julho) para coralistas do Festival ZêzereArts, é proporcionar um espaço estimulante para que os cantores possam explorar diferentes estilos de música vocal, no contexto de um grupo de câmara.

Os participantes serão organizados em pequenos conjuntos vocais (um ou dois por naipe, dependendo da experiência individual). Cada ensemble será liderado por um membro da equipa vocal do ZêzereArts. As partituras serão distribuídas no primeiro encontro de cada conjunto e o repertório será definido de acordo com os seus interesses musicais e a experiência. O repertório variará entre madrigais, canções de parte e arranjos pop harmoniosos.

Os conjuntos poderão contribuir para a escolha do repertório e decidir quais das peças trabalharão mais aprofundadamente.

Se o tutor e o conjunto concordarem, esse Catch Ensemble poderá participar em espetáculos informais ou em eventos exteriores ao Festival ZêzereArts.

Todos os participantes do Catch Ensemble devem estar inscritos como membros do Coro do Festival ZêzereArts e a participação terá um pequeno custo extra.

Se queres participar, seleciona essa opção aquando do preenchimento do formulário de candidatura.

Workshop de Cantochão

“Laudes e Cânticos” (Lauds and Chants) é um workshop diário opcional de Cantochão (Domingo xx Julho – Quinta xx Julho) para cantores do Coro do Festival ZêzereArts. Este workshop oferece aos cantores a oportunidade de iniciarem o seu dia de Festival com uma canção sacra monofónica sem acompanhamento, em conjunto com a experiente equipa do ZêzereArts e de cantores do ZAVE.

A natureza desta atividade significa que esta é indicada quer para cantores iniciantes interessados em descobrir e experimentar esta tradição milenar, como para aqueles que já apreciam o Canto Gregoriano, mas gostariam de desenvolver ainda mais o seu repertório e habilidades.

Todos os participantes do Workshop Diário de Cantochão devem estar inscritos como membros do Coro do Festival ZêzereArts e a participação terá um pequeno custo extra.

Se queres participar, seleciona essa opção aquando do preenchimento do formulário de candidatura.

Aulas Individuais de Canto

As aulas opcionais de canto individuais estão disponíveis para todos os participantes do Festival ZêzereArts que queiram desenvolver ainda mais a sua técnica vocal individual.

Com um corpo docente experiente, estas aulas estão projetadas para atender a todos os níveis: para aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência de canto solo, mas desejam explorar mais as suas vozes individuais, ou para aqueles que já desfrutam de um alto nível de técnica vocal, mas estão interessados em desenvolver ainda mais o seu som.

Estamos a oferecer um pacote de 3 aulas de canto pelo valor de 75€. A oferta está aberta a todos e será atribuída mediante a ordem de chegada das inscrições, portanto recomendamos a todos os participantes interessados que se inscrevam o mais rapidamente possível.

Se apenas quiseres ter uma aula individual para experimentar, esta terá o valor de 30€, podendo ser reservada consoante os horários dos professores de canto.

Professores de canto:
– Nélia Gonçalves
– Luís Pereira
– Juliana Mauger