Nélia Gonçalves é regularmente convidada para projetos musicais que abrangem desde a
música antiga à música contemporânea. Destaca-se a participação nas óperas
contemporâneas “HUMMUS” de Zad Moultaka (2017) e “Tudo Nunca Sempre o Mesmo
Diferente Nada” de Tiago Cutileiro (2019). Paralelamente apresenta-se também em
programas de música barroca, onde se destaca a participação no Festival de Música
Religiosa de Guimarães (2019) e o Festival Dias da Música (2015), onde interpretou obras
de Bach e Vivaldi.
Na cena operática interpretou Hansel na opera “Hansel e Gretel” de Humperdinck
(Temporada Darcos 2016) e integrou o elenco de “Dialogue des Carmelites” no Teatro
Nacional de São Carlos.
Participou em diversos workshops ENOA (European Network of Opera Academies),
financiado pela Fundação Calouste Gulbenkien, sob orientação de prestigiados cantores
como Claudio Desderi, Larissa Diadkova, Sergei Leiferkus, nos quais integrou diversos
projetos tais como “Il Signor Bruschino” de Rossini no papel de Marianna (2015) e “Gianni
Schicci” de Puccini no papel de Vecchia (2016).
Como solista apresentou-se já ao lado de maestros como António Vassalo Lourenço,
Laurence Cummings, Luís Carvalho, Brian MacKay, João Paulo Janeiro e Miguel Jalôto.
Integrou o Coro Casa da Música entre 2009 e 2019, onde veio a trabalhar com Paul Hillier,
James Wood, Simon Carrington, Andrew Bizants, Kaspars Putniņš, Laurence Cummings,
Christoph König, Andrew Parrott e Peter Rundel. Em 2013 integrou o projecto Tenso
Europe Chamber Choir sob orientação do maestro Kaspars Putnins. Desde 2014 tem sido
convidada a colaborar no Festival Zêzere Arts em Tomar, sob direcção artística de Brain
MacKay.
Concluiu a licenciatura e Mestrado em Ensino de Música (variante Canto) na Universidade
de Aveiro em 2013 e, desde então, frequenta regularmente cursos de aperfeiçoamento
vocal.
É atualmente professora de Canto nos Conservatórios de Música de Castelo Branco e
Covilhã.