Assistimos, com grande pesar, ao recente falecimento do nosso estimado colega e amigo, Ivan Moody. Antecipámos, com grande satisfação, a sua presença, prontamente confirmada, no festival ZêzereArts de 2024, como maestro convidado e compositor residente. Em alternativa, celebraremos a vida e obra de Ivan Moody em diversos eventos que contarão com a participação do maestro Bogdan Djaković, entre muitos outros amigos e colaboradores. Assim garantiremos a conivência de Ivan nesta última homenagem que queremos prestar-lhe.
Ivan Moody estudou nas Universidades de Londres, Joensuu e York (onde se doutorou). A sua música tem sido executada, transmitida e gravada pelo mundo fora, por solistas e ensembles de renome.
As sua obras mais extensas até à data são Passion and Resurrection (encomenda dos Red Byrd, 1992 e gravada em Hyperion CDA 66999), Revelation (encomenda dos Tavener Consort, 1995), Akathistos Hymn (encomenda dos Cappella Romana em 1998 e gravada em Cappella Romana CR 418), The Dormition of the Virgin (encomenda dos BBC Singers, 2003), Passione Popolare (encomenda do Antidogma Festival Turin, 2005), Ossetian Requiem (encomenda dos Amsterdam Cello Octet, 2005), Moons and Suns (encomenda dos Ars Nova e dos Raschèr Quartet, 2008), Stabat Mater (encomenda dos Oslo Soloists Choir, 2008), Simeron (encomenda dos Goeyvarts Quartet and Vox Luminis 2012, gravada em Channel Classics CC72616), Qohelet (encomenda dos De Labyrintho, 2013), Vespers Sequence (encomenda dos New York Polyphony, 2016), Stephans-Weihnacht (encomenda dos Singer Pur e da St Stephen’s Church, Therwil, 2019) e Byzantine Requiem (encomenda dos Singer Pur, 2022).
Também escreveu uma extensa série de obras corais mais curtas, incluindo muitas para os Hilliard Ensemble (notavelmente Endechas y Canciones, 1996, gravada em ECM New Series 1614/15), para os Tallis Scholars, Amarcord, Trio Mediaeval (em particular Words of the Angel, 1998, gravada em ECM New Series 1753), Winterthur Vocal Ensemble, Grupo Vocal Olissipo, Singcircle, Cappella Nova e o English Chamber Choir (do qual é Patrono), a mais recente sendo Evangelismos (2023), dada na Cadogan Hall no 50ª Aniversário do coro.
Há uma importante série de obras concertantes para vários instrumentos: Vigil of the Angels (1992) para viola e cordas, Epitaphios (1993) for violoncelo e cordas, Pnevma (1998) para flauta de bisel e cordas, The Morning Star (2003) para contrabaixo e cordas, Linnunlaulu (2003) para piano e orquestra de câmara, Arise (2004) para fagote e orquestra de câmara, Lacrime d’Ambra (2006) para harpa e ensemble de câmara, Pipistrello (2007) para tuba e ensemble de metais, Dragonfly (2013) para clarinete baixo e ensemble de câmara, Iterazioni (2026) para marimba e cordas, e Concierto Narrativo para saxofone soprano e cordas.
Música instrumental e de câmara inclui obras para Sophie Yates, Artur Pizarro, António Carrilho, Paul Barnes, Catalina Vicens, Sofia Moody, Katharine Rawdon, Richard Boothby, Suzie Leblanc, Mahan Esfahani, Elizabeth Davies, Alexander Chance, Bruce Dickey, Amy Dickson, Bruno Monteiro, os Rose Consort, Fretwork, Trio Entremadeiras, Dellalian Trio, Duo Machina Mundi, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Septura e o Ingmar Duo.
Obras recentes incluem Babbu nostru (2023) para o Coro de Rádio da Letónia, Path of Light (em curso) para Vox Clamantis e Quartet of Life (2023), para contralto, clarinete, violino e contrabaixo.
Como musicólogo tem publicado amplamente sobre a música dos Balcãs e na Península Ibérica e a música sacra Ortodoxa. É Investigadore do CESEM – Universidade Nova de Lisboa, e contribiu para o Grove, MGG, o Canterbury Dictionary of Hymnology e o Cambridge Companion to Stravinsky. O seu livro Modernism and Orthodox Spirituality in Contemporary Music foi publicado em 2014. É protopresbítero da Igreja Ortodoxa Sérvia e também Presidente Fundador da Sociedade Internacional para a Música Sacra Ortodoxa e Investigador Afilhado do Instituto para as Artes Sacras no Seminário Ortodoxo de São Vladimir em Nova York.