Geert Berghs

Geert Berghs formou-se como cantor profissional com Margreet Honig em Amstersão, após concluir o Doutoramento em Medicina com “minor” em Musicologia. Professores como Nelly van der Spek, Kurt Equiluz, Jelle Draijer e Henry Diemer foram também influências importantes no seu desenvolvimento vocal. Durante muitos anos atuou como tenor solista, muitas vezes em oratórios, com repertórios que vão desde a música antiga até à contemporânea. Foi, durante vários anos, membro do Coro Barroco de Ton Koopman em Amsterdão, e intérprete de um quarteto vocal de pop-jazz acapella. Posteriormente, tornou-se investigador na Universidade de Louvain, na Bélgica, onde iniciou e realizou um extenso estudo sobre os efeitos do envelhecimento na voz cantada, recolhendo dados de mais de 200 cantores profissionais. Juntamente com Paul Triepels, trabalhou durante mais de uma década no desenvolvimento das suas habilidades na pedagogia da respiração.

Geert Berghs treinou muitos cantores que agora atuam como solistas, bem como membros dos principais coros profissionais holandeses. É fundador da organização Tettix, tendo o seu primeiro projeto sido a obra de Bach, “John’s Passion”, dirigida pelo seu ex-professor de canto Kurt Equiluz (“Jovens cantores, velho mestre”), e no qual os seus alunos cantaram as partes solo e coro.

A sua participação no comité de audição do Nederlands Kamerkoor durante muitos anos, inspirou-o a tomar a iniciativa em ‘Meesters & Gezellen’ em 2011, proporcionando uma experiência verdadeiramente inspiradora de canto coral ao currículo do habitual cantor. Do conservatório, onde o foco geralmente está na perseguição de uma carreira solo. Muitos participantes da Meesters & Gezellen acabaram por encontrar o caminho para conjuntos vocais profissionais. Meesters & Gezellen tem reputação internacional com os maestros Kaspars Punins, Sigvards Klava, Daniel Reuss, Nils Schweckendiek e Mathieu Romano.

O Coro de Câmara Tenso Europe criado em 2013, foi moldado após o exemplo de Meesters & Gezellen, com Geert Berghs como professor de canto. Em janeiro de 2011 e 2016, Geert Berghs foi professor convidado com o Coro Filarmónico da Estónia. Em 2021, foi convidado a dar uma masterclass na Sibelius Academy, em Helsínquia.

Geert é professor de canto no Departamento de Direção Coral do Conservatório de Amsterdão.