Dr. Bogdan Djakovic (Novi Sad, Sérvia, 1966), musicólogo e maestro, é um especialista na música coral ortodoxa da Sérvia, e dirige o Cathedral Choir of St. George em Novi Sad, Sérvia, há mais de 30 anos. Licenciado em musicologia da University of Arts, Belgrade, a sua área de investigação é o desenvolvimento da música sacra ortodoxa desde a Idade Média até à actualidade, sobretudo através da sua tese de doutoramento (2013), intitulado The Functional and Stylistic-Aesthetic Elements in Serbian Church Choral Music from the First Half of the 20th Century. Professor de Literatura Coral no Department de Composition and Musical Theory na Academy of Arts, Novi Sad, também leciona as unidades curriculares ‘Arte e Medicina’ e ‘Terapia de Arte’ na faculdade de medicina da University of Novi Sad. Através do programa educational Erasmus +, tem sido professor visitante em várias instituições de ensino da música na Europa. Foi membro do conselho executivo da Radio-Television Vojvodina (2006 – 2011), e frequentemente apresenta o seu trabalho académico em congressos nacionais e internacionais, principalmente na área de musicologia. As suas publicações incluem 70 estudos musicológicos e mais do que 30 textos de crítica musical, para além de 4 CDs e um DVD com o Cathedral Choir of St. George, e a monografia intitulada Liturgical and Artistic Elements in Serbian Sacred Choir Music between the Two World Wars (1918 – 1941), editado pela Matica Srpska e a Academy of Arts, Novi Sad (2015).
Em 2017, recebeu uma diploma de Bispo de Bačka, Irinej Bulović, em reconhecimento dos seus 30 anos de carreira como maestro na Igreja Ortodoxa da Sérvia. O trabalho realizado com vários coros de Sérvia e Yugoslavia inclui o estabelecimento da sociedade de canto litúrgico, nomeadamente St. Stephen of Dečani, e o Hor Uns coro da University of Novi Sad. Enquanto maestro do Cathedral Choir of St. George, as suas apresentações incluem eventos municipais e nacionais cujo objectivo é a promoção da cultura nacional e Cristão-Ortodoxa, para além de vários serviços e celebrações de ocasiões especiais, inclusive nos famosos mosteiros. Desde 1993, o coro representa a Igreja Ortodoxa da Sérvia nas reuniões organizados pelos monges de Taizé na Europa, e mais recentemente no Ecumenical Prayer Vigil sob o Papa Francisco antes do XVI Ordinary General Assembly of the Synod of Bishops, na Vaticana em setembro de 2023. As gravações de St. George’s Cathedral Choir têm sido transmitidas pela Rádio Novi Sad, Radio-Television Belgrade, e o BBC.
A partir de 1993, Bogdan foi o maestro assistente do musicólogo Dr. Dimitrije Stefanovic (Oxon.), durante 17 escolas de verão na Sérvia e na Hungria, dedicadas ao canto-chão ortodoxo dos séculos XV-XIX, e a música coral dos séculos XIX e XX, em honra do primeiro músico de Sérvia que acedeu formação ‘moderna’, Kornelije Stankovic (1831 – 1865). Em 2003, participou na masterclass em direção coral com Prof. Uwe Gronostay e Prof. Hartmut Haenchen em Harlem, Hollanda. Actualmente dirige o Chamber Choir da Academy of Art, University of Novi Sad, e o Kotor-Art Festival Choir (Montenegro). Integrou o júri para os festivais de música e de música coral mais prestigiados da Sérvia, nomeadamente ‘The Days of Josif Marinković, Novi Bečej, The Chamber Choir Festival Kragujeva, The Mokranjac Festival, Negotin, assim como, o Croatian National Choral Competition em Rovinj (2019). Em 2014, dirigiu “Sacred Songs of Serbia’, um programa de música litúrgica ortodoxa com Cappella Roman, um dos grupos mais conceituados para música tradicional e contemporânea em Portland e Seattle, EUA. Foi o director artístico do primeiro Cantat Novi Sad Singing Week (2011), através do European Choral Association Europa Cantat, e colaborou enquanto membro da equipa de gestão de três ‘Hearts in Harmony’ festivais em Novi Sad (2011 – 2013), e integrou o
Regional Artistic Committee para o Pecs Cantat Festival, organizado por Europa Cantat em 2015, onde liderou o atelier ‘The world of Orthodox Choral Music – Serbian, Bulgarian and Russian Artistic Experience.
A sua carreira internacional enquanto maestro inclui apresentações na Itália, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Grécia, Eslovênia, Croácia, Portugal, Suíça e Suécia. Algums destaques são o Norwich & Norfolk Festival (Reino Unido, 1999, 2002), Belgrade BEMUS Music Festival (Sérvia, 2004), XXI Festival Des Cathédrales de Picardie (Abbeville, França, 2008), St. Dimitrius Festival (Thessaloniki, Grécia 2008), XVII Vaasa Choral Festival (Finlândia 2009), Kotor-Art Festival (Montenegro, 2009), City Hall, Dortmund (Alemanha 2011), um Festival que celebra os 100 anos da Igreja Ortodoxa Russa em Amsterdão (Holanda, 2012), e o Mediterranean Voices Festival e Congresso (Girona, Espanha 2013).
O seu repertório tem como enfoque canto-chão ortodoxo medieval de Sérvia, Rússia e Bulgária, e música antiga polifónica da Rússia para além de música coral das tradições ortodoxas, anglicanas e católicas do século XIX até à contemporaneidade.
Além de cultivar várias vertentes de música sacra cristã, Bogdan Đaković visa dinamizar este gênero musical através da disseminação de obras de compositores ativos, como por exemplo, a Jasmina Mitrušić, o Rajko Maksimović, a Alexandra Vrebalov, o Alexander Damjanović e o Svetislav Božić.
Interpretações de obras compostas pelo seu amigo e colega Ivan Moody incluem a estreia absoluta de Seven Hymns to St Sava com a Camerata Academica (Novi Sad, 2006), e o Hymn to St. Nikolas (Kotor, 2009).