Curso de Cordas

Masterclass de
Cordas 2020

Cursos de Violino, Violeta, Violoncelo e Contrabaixo, com oportunidade de actuação em concerto (nalguns casos, apresentação a solo com Orquestra).
Cursos para Grupos de Música de Câmara já constituídos, incluindo monitorização intensiva e oportunidades de actuação em concertos incluídos no Festival ZêzereArts.
A Orquestra e os Grupos de Câmara terão oportunidade de se apresentar publicamente ao longo do Festival ZêzereArts. Alguns dos estudantes mais avançados terão a possibilidade de estudar e apresentar-se em concerto a solo com a Orquestra do Festival.
Este agrupamento realizará concertos orquestral e com coro. Haverá igualmente lugar a concertos de música de câmara da responsabilidade de alunos e professores, integrando a atmosfera de grande profissionalismo e convivialidade que já caracterizou as anteriores edições do Festival ZêzereArts.
Esta é uma magnífica oportunidade de aprender com estes experientes músicos e pedagogos, desenvolvendo, em paralelo, intensa actividade musical no Festival ZêzereArts.
Os cursos integram as seguintes actividades:
– Masterclasses individuais de Violino, Violeta, Violoncelo e Contrabaixo.
– Masterclasses de Música de Câmara incluindo agrupamentos de câmara já formados, que também poderão englobar piano (prevê apresentação em concerto no Festival).
– Estudo e apresentação de repertório solista com orquestra (requer envio de gravação áudio).
– Ensaios de Orquestra.
– Concertos.

Localização

A nossa “casa” – neste ano atípico em que regiões inteiras decidiram não realizar eventos culturais – será a magnífica cidade de Évora, a cerca de 100 Km de Lisboa. Aí terás a oportunidade de – com outros músicos, cantores e coralistas oriundos dos quatro cantos do mundo – ensaiar e fazer música em conjunto. Os estudantes do curso ficarão alojados no Seminário de Évora, em quartos para duas pessoas, com casa de banho privativa. Ensaios, aulas e concertos decorrerão no Seminário de Évora, nas Igrejas do Espírito Santo e dos Remédios e noutras salas, em Évora.

Repertório

Beethoven
Elegischer Gesang,
op. 118 (vocal / instrumental)

Schostakovich
Chamber Symphony op. 110a

Handel
Concerto Grosso in G major op. 6 no 1

Beethoven
Quarteto no. 14, op. 131

Horário

PROVISÓRIO

9:00 – 9:45 – Workshop de Relaxamento
10:00 – 13:00 – Masterclasses individuais
13:00 – 14:00 – Almoço
14:30 – 16:00 – Aulas e ensaios de Música de Câmara
16:00 – 18:00 – Ensaios da Orquestra
18:00 – 19:30 – Estudo individual
20:00 – Jantar

Noites – Concertos e outras actividades

Covid-19

O Festival ZêzereArts, consciente das acrescidas e legítimas preocupações sanitárias que a actual situação epidemiológica suscita, está determinado a garantir a segurança de todos os participantes (alunos, professores e demais colaboradores) através da aplicação do conjunto de estratégias definidas pela Direcção Geral de Saúde, das quais destacamos o alojamento dos estudantes em quartos de duas pessoas com WC privado.